8 de Dezembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Exposição e debate sobre “O(s) Centro(s) em Condeixa”

12 de Março 2018

O auditório do Museu PO.RO.S, em Condeixa, recebeu, recentemente, uma sessão pública de debate e uma exposição sobre o tema “O(s) Centro(s) em Condeixa – Estratégia e tácticas para reforçar a coesão de um território polinucleado”, que está patente até dia 31 de Março.

O debate contou com a participação de Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa, Bernardo Campos, em representação da Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Nuno Rebanda, vice-presidente da Associação de Desenvolvimento Empresarial de Condeixa e Adelino Gonçalves, professor auxiliar na Universidade de Coimbra.

A iniciativa resulta de um exercício académico desenvolvido no âmbito da unidade curricular Atelier de Projecto IID do Mestrado Integrado em Arquitectura, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

“O tema e contexto de fundo do exercício ‘O(s) Centro(s) em Condeixa. Estratégia e tácticas para reforçar um território polinucleado’ é o processo de transformação do sistema urbano de Condeixa em curso e que deverá intensificar-se nas próximas décadas, redefinindo a sua integração no contexto territorial da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra”, explicou Adelino Gonçalves, coordenador do trabalho académico.

Esse processo de transformação, de que são exemplos a construção do museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó, a requalificação de espaços públicos na área central de Condeixa, a criação e valorização de espaços verdes ou a consolidação da zona industrial ligeira de Condeixa, deverá intensificar-se com uma aposta na instalação de equipamentos e serviços de apoio à actividade empresarial.

“O exercício ‘O(s) Centro(s) em Condeixa’ tem em conta as orientações estratégicas de desenvolvimento constantes naqueles instrumentos [Condeixa 2020, Agenda 21 Local e Plano Director Municipal], mas estas são entendidas apenas enquanto tal, isto é, enquanto propostas de intervenção que podem ser objecto de ensaio crítico ou rebatidas com outras que se julguem melhores para cumprir os mesmos efeitos de reforço da identidade polinucleada do sistema urbano de Condeixa e afirmação no Sistema Metropolitano do Centro Litoral”, acrescentou o responsável pelo grupo de trabalho.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM