30 de Novembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Biblioteca de Cantanhede apresenta exposição “Figuras de Mulheres”

6 de Março 2018

“Figuras de Mulheres” é o título da mostra constituída por figuras femininas em cerâmica que se encontra patente ao público na Biblioteca Municipal de Cantanhede, até ao próximo dia 31 de Março.

Constituída por 58 representações de figuras femininas, os trabalhos foram elaborados de forma manual por um grupo de oito artesãos que constituem o Grupo de Ceramistas de Coimbra, utilizando como material o barro.

Na mostra participaram os artesãos Alexandra Rocha, Álvaro Portugal, Isabel Parente, Isabel Ribeiro, Luís Costa, Maria da Conceição Martins, Teresa Castro e Vítor Assunção.

Esta é já a 2.ª vez que o grupo expõe na Biblioteca Municipal de Cantanhede, já que durante os meses de Dezembro de 2016 e Janeiro de 2017 apresentou neste equipamento cultural a mostra de presépios “Nasceu um Menino”.

A exposição “Figuras de Mulher” demonstra uma riqueza e diversidade do artesanato em cerâmica, traduzidas na sensibilidade de cada artista representado, quer na originalidade das formas como representação da figura feminina, quer nos processos utilizados no fabrico das peças expostas.

 

Sobre os artesãos

Maria Alexandra Rocha nasceu em Margaride, Felgueiras, em 1944. Vive em Coimbra desde 1968.

Na segunda metade dos anos 60 apercebeu-se do gosto de trabalhar o barro quando frequentava o Curso Geral do Comércio, em Castelo Branco e fez o seu primeiro trabalho: uma menina ajoelhada com as mãos postas a rezar.

Entusiasta da época natalícia, começou a fazer presépios a partir de 1967. Em 2000 inscreveu-se num curso de cerâmica orientado pelo Mestre Vítor Bizarro. Expõe os seus trabalhos em mostras cerâmicas desde 2010.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM