8 de Dezembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

APPACDM de Soure mostra inovação social

16 de Março 2018

16“A APPACDM está em crescimento, devidamente sustentado, porque não podemos dar o passo maior que a perna”, salienta o presidente da direcção, Santos Mota, satisfeito com a “interacção permanente” que a instituição tem com a comunidade, oferecendo valências como o centro de actividades ocupacionais, lar residencial, centro de actividades de tempos livres, serviço de apoio domiciliário, centro de recursos para a inclusão, e formação profissional.

A residência autónoma, apresentada publicamente nas comemorações do 26.º aniversário, em 2017, vai ter direito a inauguração oficial, ultrapassada que está a parte burocrática para a entrada regular em funcionamento. Trata-se de um módulo pré-fabricado com capacidade para cinco pessoas, portadoras de deficiência ligeira, com algum poder de autonomia que não obriga a apoio contínuo, fomentando assim a sua integração plena na sociedade.

O espaço, instalado junto ao lar residencial, é o primeiro de outros dois que os responsáveis da APPACDM sourense pretendem vir a edificar no futuro próximo, para responder às necessidades.

Criada com o intuito de promover a inclusão social e laborar para que a pessoa com doença mental possa consolidar a sua participação efectiva na sociedade, a Cooperativa de Responsabilidade Limitada “Deliciosas Diferenças” é outra das novas respostas sociais que a instituição dinamizou, em parceria com utentes. A cooperativa, com personalidade jurídica, presta serviços na área do catering, compagináveis e adaptáveis ao seu grau de incapacidade.

Um outro projecto de inovação social vai, entretanto, entrar em funcionamento, graças a uma parceria com a SIC Esperança, que atribuiu à “Herdade dos Afectos” uma dotação de 6.000 euros, que permitirá disponibilizar uma equipa multidisciplinar destinada à capacitação dos progenitores portadores de deficiência ou incapacidade, visando o exercício de uma parentalidade responsável.

As três novas valências, a destacar no decorrer do programa comemorativo do aniversário, “são complementos à nossa acção, que com o decorrer do tempo vimos emergir. São, no fundo, mais-valias na qualidade de vida das pessoas com deficiências”, congratula-se Santos Mota.

Em mãos, os dirigentes da instituição têm igualmente nova ampliação do lar residencial, que irá permitir acolher mais 10 utentes, a juntar aos 20 actuais. O processo administrativo está em fase de conclusão, devendo as obras arrancar durante o próximo Verão.

A APPACDM de Soure, que presta assistência a cerca de 200 utentes nas diversas valências, foi também contemplada com a campanha “Promoção do Bem”, dos supermercados Lidl, que lhe permitirá a recolha de excedentes alimentares nas lojas de Soure, Condeixa e Pombal.

“É uma grande ajuda. Estamos a tratar de adquirir uma viatura frigorífica e conseguir espaço para armazenamento dos produtos, com rigor pela segurança alimentar”, frisa o líder da instituição.

Em tempo de aniversário, Santos Mota realça que o trabalho desenvolvido pela APPACDM tem permitido “desconstruir estigmas, estereótipos e conceitos, que se vão diluindo, mas ainda existem”. “A abertura da instituição à sociedade e a participação na vida colectiva do concelho de Soure têm sido muito importantes”, reforça o dirigente.

A sessão solene comemorativa do 27.º aniversário está programada para as 15h30 deste sábado (17), seguida da inauguração da residência autónoma. Um membro do governo da nação deverá marcar presença neste momento festivo.

LCM


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM