O primeiro turno dos Encontros de Espiritualidade para Aposentados, da Escola do Santuário, uma proposta de descoberta da Mensagem de Fátima pela reflexão e experiência, direccionada para o público sénior, teve início hoje.
O itinerário arrancou ao final da manhã com um momento de acolhimento, onde os participantes partilharam as suas expectativas para os quatro dias que se seguem.
“Esta proposta do Santuário, para aposentados, pareceu-me muito boa porque pode acrescentar valor. Como tenho tempo livre, aproveitei para aprofundar o meu conhecimento sobre a Mensagem de Fátima”, disse Luís Portugal, um dos participantes neste primeiro turno.
Durante a tarde decorreu uma visita à casas dos Videntes, em Aljustrel, à Loca do Cabeço, nos Valinhos e à Igreja Matriz de Fátima, num momento que pretendeu fornecer uma propedêutica do acontecimento, explica o padre Francisco Pereira, que acompanhou os participantes durante a visita.
“O que se pretende é fazer perceber que os acontecimentos têm um determinado contexto. Para tal, fomos dar a conhecer o início da vida dos Pastorinhos: primeiro, na casa dos Videntes, com a experiência de vida em família; depois, na Loca do Cabeço, no primeiro momento em que os Pastorinhos foram preparados, pelo Anjo, para as Aparições de Nossa Senhora; e, num terceiro momento, na igreja paroquial, para termos a referência da dimensão eclesial e comunitária dos Videntes, a partir da pia baptismal”.
A ponte com a visita ao contexto familiar e comunitário dos Videntes marcou a noite de hoje, num momento de reflexão partilhada.
“A partir desta experiência, vamos reflectir, em grupo, sobre a origem de cada um dos que aqui está, para percebermos o caminho para onde vamos, à luz do acontecimento de Fátima”, adiantou o sacerdote.
Para amanhã, está previsto um percurso por diferentes espaços do Santuário que reflectem o impacto histórico do acontecimento de Fátima. Depois do almoço, decorre uma visita aos túmulos dos Videntes, e a Via Mariae, uma proposta de lectio divina a partir dos vitrais da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, que passará pelas cinco estações ali apresentadas.
A partir do tema “Aqui está o meu caminho”, inspirado no escrito “Como vejo a Mensagem através dos tempos e dos acontecimentos”, da Irmã Lúcia, os Encontros de Espiritualidade para Aposentados propõem uma releitura do século passado, suas memórias e dramas, apresentando um olhar de esperança realista sobre o século XXI.
Está prevista a realização de um segundo turno, já na próxima semana, entre 19 e 22 de Março, para o qual estão a decorrer inscrições.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM