19 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere Capital do Chícharo muda para Outubro

17 de Março 2018

O evento Alvaiázere Capital do Chícharo vai mudar para o primeiro fim-de-semana de Outubro. Esta mudança surgiu na sequência do pedido de vários produtores que defendem que nesta altura o chícharo é mais fresco e tem maior qualidade, uma vez que é consumido no mesmo ano de produção.

“O evento Alvaiázere Capital do Chícharo vai ser transferido, exactamente como ele é, para Outubro, devido à questão da produção de chícharo”, revelou ao TERRAS DE SICÓ a presidente da autarquia Célia Marques, argumentando que “tivemos vários contactos de produtores que nos solicitaram essa alteração, derivado ao produto ser mais fresco e com maior qualidade por ser consumido no próprio ano”. Assim, em vez de se realizar no fim-de-semana mais próximo do dia 13 de Junho (feriado municipal), o certame vai decorrer entre os dias 5 e 7 de Outubro.

“Por solicitação de alguns produtores, em 2018 decidimos fazer esta experiência e transferimos o certame Alvaiázere Capital do Chícharo para Outubro”, mas “como é óbvio, em Junho vamos manter o programa afecto às celebrações do feriado municipal, que não incidirá apenas no Dia do Concelho, mas que se prolongará por vários dias com actividades que pretendem afirmar do território alvaiazerense”, adiantou a autarca, sublinhando que estas comemorações vão estender-se até ao fim-de-semana antes ou depois, uma decisão que estão a ponderar com as colectividades concelhias.

Por enquanto, a única certeza é que estão previstas “actividades onde vamos envolver as associações culturais locais e outras que já se realizavam no âmbito do Alvaiázere Capital do Chícharo”. O Passeio Equestre é exemplo disso mesmo, pois “os promotores preferem que se mantenha em Junho, devido às condições climatéricas”, mas “este certame também se enquadra perfeitamente nas nossas tradições, pelo que faz todo o sentido que se realize no âmbito das comemorações do Dia do Concelho”.

Além das novas actividades culturais promovidas pelas colectividades, em Junho “vamos continuar com as marchas de Santo António, o arraial popular e alguns passeios”, afirmou Célia Marques, certa de que esta “será também uma altura recheada com bastantes actividades, mas actividades mais centradas naquilo que é nosso e naquilo que nos identifica enquanto território das Terras de Sicó”.

Para o primeiro fim-de-semana de Outubro passa o Alvaiázere Capital do Chícharo que, como habitualmente, vai incluir “a mostra económica, as tasquinhas gastronómicas, exposições diversas e actividades lúdicas”. E novidades? “Estamos a estudar algumas possibilidades, mas ainda é muito cedo para avançar com algumas novidades, porque por enquanto não passam de ideias que estão a ser preparadas com alguns parceiros e não sabemos se conseguimos implementar todas as alterações que queremos nesta edição”, referiu Célia Marques, realçando que “são muitas mudanças para serem feitas no mesmo ano”. “Tenho intenções de fazer alterações no espaço físico do recinto, mas com certeza que este ano não teremos tempo para fazer essas mudanças”, concluiu a edil.

Carina Gonçalves


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM