A Águas do Centro Litoral (AdCL) adquiriu cinco veículos ligeiros 100 por cento eléctricos para integrar a sua frota automóvel operacional, anunciou hoje a empresa.
Esta medida insere-se no PEPE – Plano de Eficiência de Energia Eléctrica 2020 do Grupo Águas de Portugal (AdP), apoiado pelo Fundo Ambiental ao abrigo da Estratégia Nacional para a Mobilidade Eléctrica, que inclui ainda a instalação de postos de carregamento próprios de norte a sul do país.
As cinco viaturas foram afectas às áreas de apoio e operacional (Laboratório e Direcção de Operação de Águas Residuais) dos três polos da empresa. Além dos veículos, estão a ser instalados cinco postos de carregamento em Aveiro (ETAR de Cacia e Ílhavo), Coimbra (ETA da Boavista e ETAR do Choupal) e Leiria (ETAR de Olhalvas).
Além da AdCL, o Grupo AdP adquiriu 127 veículos ligeiros (76 de passageiros e 51 de mercadorias) para substituir viaturas operacionais com mais de oito anos de idade média e com maior quilometragem, que produzem mais emissões de gases com efeito de estufa e têm maiores consumos de combustível, cujos percursos operacionais diários são exequíveis considerando os constrangimentos de autonomia dos veículos eléctricos. Com a sua introdução, o grupo prevê uma redução, a quatro anos, das respectivas emissões de GEE (em especial CO2) em 533,234 toneladas e do consumo de combustíveis em cerca de 660.000 litros.
A estratégia de introdução da mobilidade eléctrica no Grupo AdP prevê ainda medidas complementares com o projecto-piloto de aplicação do modelo de certificação energética de frotas a veículos da frota de serviço do Grupo, a formação de colaboradores em ecocondução e a georreferenciação da frota operacional.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM