4 de Dezembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Trail promove património das Terras de Ansião

20 de Fevereiro 2018

As provas de trail running vieram para ficar, desafiando cada vez mais pessoas a correr quilómetros e quilómetros por serras, vales e riachos. Prova disso é o Trail Terras de Ansião que ano após ano tem vindo a bater recordes de participação. E este ano não será excepção. A competição, promovida pelos Ansibikers – Associação de Praticantes de BTT, com o apoio da Câmara Municipal local, prepara-se para mostrar mais alguns caminhos e trilhos do concelho no próximo domingo (4 de Março). As inscrições ainda estão abertas, podendo ser efectuadas até dia 25 de Fevereiro através do link http://www.offcrono.pt/portal/evento/inicio/terrasdeansiao. As inscrições no trail longo e curto têm um custo de 12 euros e na caminhada oito euros.

Depois de no ano passado ter contado com cerca de 850 participantes, entre atletas e caminheiros, a organização pretende igualar ou se possível superar esse número, atraindo ainda mais pessoas aos trilhos ansianenses, com o objectivo de “promover o desporto e divulgar o património paisagístico e cultural do concelho”. Para já conta com quase 440 inscrições.

À semelhança do ano passado, o evento conta com três modalidades distintas: um trail longo (30 quilómetros), um trail curto (18 quilómetros) e uma caminhada (14 quilómetros). A partida para as três vertentes está agendada para as 9h30, na Praça do Município e termina no Parque Verde da vila. Até cortar a meta, os participantes irão passar por pontos de elevado interesse da região, percorrendo parte da GR 26 Rota Sicó e dos Caminhos de Santiago no concelho. Ao longo do percurso os atletas vão ainda subir a encosta do Monte da Ovelha, continuando caminho pelo bordo do topo da Fórnea, descem o desfiladeiro do Buraco do Lobo, para depois subir o “Trilho do Cogumelo”, atravessar o “magnífico Trilho dos Olhos D´Água” e cortar a meta no Parque Verde da vila.

Ao longo dos vários percursos (30 km, 18 km e 14 km) haverá diversos pontos de abastecimento, permitindo retemperar forças e recuperar energias.

No final do Trail Terras de Ansião, haverá troféus para os três primeiros classificados de cada trail e de cada escalão, a tradicional t-shirt alusiva ao evento e uma lembrança finisher para todos os atletas que chegarem à meta e cumprirem os percursos.

 

Animação na Praça

Este ano, o Trail Terras de Ansião começa mais cedo. As actividades arrancam logo no sábado (3 de Março), na Praça do Município, com animação pela noite dentro. A partir das 21h00, sobem ao palco dos festejos as bandas Mezcla, Ropa na Liscivia e Ex-cudos, prometendo muita diversão até de madrugada.

Na 6.ª edição do Trail Terras de Ansião, a organização volta a promover um espaço dedicado às crianças dos três aos 12 anos. Assim, “enquanto os pais participam nas provas, a empresa socio-educativa Palco dos Sentidos disponibiliza os seus educadores para cuidar dos mais pequenos com toda a segurança”, informam os Ansibikers.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM