29 de Novembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Trail de Conímbriga anima trilhos de Sicó a partir da meia-noite

23 de Fevereiro 2018

Às 00h00 deste sábado (24) partem da Praça da República, em Condeixa, os cerca de 350 atletas participantes da longa prova de 111 km da 9.ª edição do Trail de Conímbriga/Terras de Sicó para, noite fora e dia adentro, percorrerem os trilhos de Sicó, acima e abaixo, em cinco dos seis concelhos da região. De fora continua apenas Alvaiázere, porque, explica a organização, a distância da prova, apesar de grande, não permite alcançar o município mais longínquo em relação ao local de partida e chegada.

As ruínas de Conímbriga, o castelo de Penela, complexo monumental de Santiago da Guarda, vale do Canhão de Poios ou as Buracas do Casmilo são apenas alguns dos locais emblemáticos por onde os atletas irão passar naqueles concelhos.

O primeiro chegará à meta, instalada também na principal praça condeixense, cerca de 10 horas depois da partida. “A prova está muito competitiva, muito forte”, assegura Fernando Fonseca, vice-presidente da associação O Mundo da Corrida, organizadora do evento, em parceria com a Câmara Municipal de Condeixa e outras entidades e empresas.

A prova aos vencedores (masculino e feminino) a Taça de Portugal da modalidade, pelo que aos trilhos de Sicó acorrerão as maiores “trutas” nacionais. A conquista do troféu assegura ainda um lugar na selecção nacional, o que aumenta o interesse na sua conquista.

“Vamos ter as principais figuras do trail no nosso país a baterem-se pela conquista da taça. O Jérôme Rodrigues [vencedor das duas últimas edições] vai ter concorrência e não vai ser fácil ganhar, e a Fernanda Verde, vencedora do ano passado, também vai ter de lutar bem pela vitória”, antecipa Eduardo Santos, presidente daquela associação.

Como a grande maioria dos participantes não tem pulmão para fazer o percurso a uma velocidade média superior a 10 km/hora, como acontecerá com os mais rápidos, há um limite de 26 horas para concluir a tirada. E para retemperar forças e ânimos estão instaladas ao longo da prova duas “bases de vida”, devidamente apetrechadas, em Alvorge (Ansião) e em Tapéus (Soure), além dos habituais e muito elogiados “abastecimentos” sólidos e líquidos.

“52 km” também ao sábado

Novidade na edição deste ano é a realização da prova de 52 km também ao sábado. Além da alteração do dia, a mudança do local da partida também é outra inovação. Em vez de Condeixa, os participantes serão deslocados para Ramalhais, na freguesia de Abiul (Pombal) e será daí que partirão (às 09h30) rumo à meta instalada na praça de Condeixa, partilhando a segunda metade do percurso dos “corajosos” da tirada de 111 km.

Com a prova mais longa a definir os vencedores da Taça de Portugal, as distâncias de 52 e 25 km (partida às 09h00 de domingo, 25) fazem parte do campeonato nacional de trail running, e esta última também para o Circuito Distrital de Coimbra, além das três pontuarem para o Ultra Trail du Mont Blanc.

A prova de 15 km (partida às 10h00 de domingo), que inclui a lúdica caminhada, é aproveitada por largas centenas de participantes para momentos de convívio e um sempre aconselhável desentorpecer de pernas.

A logística do evento, que juntará mais de 3.500 participantes, envolverá cerca de meio milhar de pessoas, entre dezenas de voluntários, elementos da organização, bombeiros e militares da GNR.

Na Praça da República, em Condeixa, local de partida (excepção à prova de 52 km) e chegada, estará instalada a “Feira do Trail”, com espaços de exposição para patrocinadores e associações do concelho. O evento terá mais uma vez uma vertente solidária, com a Caixa de Crédito Agrícola de Pombal a doar uma verba por cada inscrição, que reverterá para duas IPSS a designar pela organização.

Paulo Guerra, quatro vezes campeão da Europa de corta-mato, apadrinha o 9.º Trail de Conímbriga/Terras de Sicó e estará presente nos dois dias da sua realização.

LUIS CARLOS MELO


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM