26 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure (re)pensa o folclore com colóquio no próximo sábado

26 de Fevereiro 2018

(Re)pensar o folclore no século XXI é o mote para um colóquio que a Câmara de Soure vai realizar no próximo sábado (3), a partir das 9h30, no Pavilhão Multiusos Mais Desporto, destinado a “todos os elementos que fazem parte de grupos de folclore em actividade no concelho”.

“O Município de Soure assegura, no âmbito da suas políticas de cultura, o apoio aos vários grupos de folclore existentes no concelho, tentando assim, influenciar, de forma positiva, a preservação do rico património etnográfico de cada grupo e naturalmente de cada localidade e freguesia, no quadro quer do património material, quer imaterial, contribuindo para o inegável e continuo fascínio das pessoas pelo folclore”, refere a autarquia, que entende que a “problemática folclorista” reivindica uma abordagem renovada.

A iniciativa abordará quatro temáticas, com outros tantos oradores: A Federação do Folclore Português enquanto instituição reguladora do movimento folclórico nacional (António Gabriel); A realização de festivais de folclore (Ludgero Mendes); A reconstituição do taje tradicional e popular: uma problemática multifacetada (Daniel Café), e Os “panos do povo” (António Faria). As sessões permitirão momentos de reflexão partilhada, debate e esclarecimento entre prelectores e participantes.

Para a organização do evento, de participação gratuita mas inscrição obrigatória, o município sourense conta com a colaboração da Federação do Folclore Português e do Conselho Técnico da Região.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM