22 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Protecção Civil de Condeixa esclareceu associações sobre auto-protecção

21 de Fevereiro 2018

A Câmara Municipal de Condeixa promoveu, recentemente, uma reunião entre o Serviço de Protecção Civil e as associações e clubes do concelho para apresentar as Medidas de Auto-protecção obrigatórias por lei, reforçando a segurança contra incêndios em edifícios.

No seguimento da  catástrofe em Tondela, onde ocorreu um incêndio na sede da Associação Recreativa de Vila Nova da Rainha durante a realização de um torneio de Sueca, a autarquia pretendeu alertar, esclarecer e precaver tais ocorrências com a realização daquela reunião, que contou com a presença de mais de uma centena de pessoas, em representação de 55 associações do concelho de Condeixa.

Na ocasião, o comandante da Protecção Civil do Município de Condeixa, António Coelho, apresentou as medidas obrigatórias nos termos da lei em vigor, informando que as mesmas dependem de vários factores, nomeadamente do tipo de utilização, da categoria de risco e do efectivo total dos edifícios-sede das associações. Somente após esta verificação, será possível definir as medidas de auto-protecção exigíveis para cada situação.

Nesse sentido, o responsável pelo Serviço de Protecção Civil transmitiu aos dirigentes associativos presentes que se encontra disponível para todos os esclarecimentos necessários, devendo as associações interessadas em determinar as referidas medidas contactar aquele serviço no sentido de solicitar uma reunião e eventual vistoria ao edifício.

No mesmo encontro, o vereador do Desporto, Juventude e Desenvolvimento Associativo da Câmara de Condeixa, Carlos Canais, anunciou que após a determinação das Medidas de Autoprotecção a implementar em cada caso, a autarquia se encontrará disponível para apoiar as associações neste processo.

Foram ainda apresentadas todas as diligências necessárias ao correcto licenciamento dos eventos de forma a proteger as associações organizadoras de coimas ou outras consequências do não licenciamento, sendo relembrado que a Câmara Municipal atribui apoio financeiro para o pagamento dos seguros obrigatórios.

Na mesma reunião foi ainda entregue às associações presentes o Plano de Actividades Inter-associativas e sorteados os locais onde serão realizados os torneios inter-associações concelhios de 2018. Foram ainda eleitos os representantes das associações para avaliação dos critérios do prémio de Associação do Ano de 2018 e relembrados os prazos de cumprimento das obrigações fiscais das associações.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM