7 de Dezembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Porto de Mós “enterra a carne”

8 de Fevereiro 2018

Porto de Mós assiste no próximo dia 14 de Fevereiro, quarta-feira de Cinzas, pelas 22h00, à recuperação da antiga tradição “O Enterro da Carne”, um ritual pagão habitualmente realizado pela população no primeiro dia da Quaresma.

A recriação será feita pelo Grupo de Teatro Trupêgo, tendo início na Cruz do Sabugueiro, percorrendo, depois, o antigo centro da vila e terminando no Rossio, junto ao Cruzeiro.

Durante o cortejo são feitos vários discursos, onde a sátira e a crítica social prevalecem. Os participantes, que trajam preto, carregam uma urna, lamentando-se de forma entusiasta pela “carne” que será enterrada nessa noite.

Esta iniciativa pretende recuperar uma tradição que não se realiza há cerca de 40 anos em Porto de Mós e que simboliza o “enterro” do tempo de folia, vivido durante a época de Carnaval, servindo de preparação para a Quaresma, tempo de jejum e abstinência da “carne”.

Os organizadores convidam os visitantes a participar de forma activa na recriação, trajando de preto, como era costume nesse dia.

 


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM