22 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Livro dá contributo para a história do Senhor dos Passos em Condeixa

24 de Fevereiro 2018

A uma semana de mais uma Festa dos Passos em Condeixa, José Magalhães Castela lançou, esta sexta-feira (23), um livro sobre esta temática religiosa. “O Senhor dos Passos em Condeixa – Contributos para a sua história” resulta de um aturado trabalho de pesquisa que o levou a “documentação valiosa” e que “não pretende contar a história do Senhor dos Passos”, mas, sim, dar uma ajuda a que “a informação não se perca irremediavelmente”.

A receita da venda do livro reverte a favor do Centro Paroquial de Condeixa, que colaborou na sua edição.

“Ao que se apurou, as procissões dos Passos, em Condeixa-a-Nova, até meados dos século XX, sempre foram organizadas pela Confraria das Almas do Purgatório, corporação católica da freguesia, cujos primeiros registos datam de finais do século XVII, mas pode ter sido criada em data anterior”, lê-se na apresentação da obra.

Para o autor condeixense, com mais de duas dezenas de obras publicadas, escrever, “além de ser um desafio, é uma grande satisfação e que faço com muito entusiasmo”, com a vantagem de ter o tempo disponível que a aposentação permite.

Ao TERRAS DE SICÓ, José Magalhães Castela admite ter outros projectos em mente, que “estão a ser construídos, vamos ver se ainda este ano teremos alguma surpresa”, disse, escusando-se para já a revelar mais sobre algo em preparação, “também ligado à história da nossa Condeixa”.

Na sessão de lançamento do livro, na Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento, a vereadora da Cultura, Liliana Pimentel, elogiou o autor, realçando a sua “prática intensa de envelhecimento activo”, que lhe possibilita encetar projectos como este, que são “um ganho para a autarquia e para toda a comunidade de Condeixa e suas gerações, porque tudo aquilo que fica escrito e documentado fica preservado para os que um dia queiram saber mais sobre a história da sua terra e das suas tradições e cultura”.

Paulo Simões, presidente da União das Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova, que apoiou a edição do livro, manifestou a disponibilidade do seu executivo para apadrinhar iniciativas como “a do dr. Castela ou de outros cidadãos de Condeixa que queiram colaborar com o enriquecimento de todos”.

O padre Idalino Simões, da Unidade Pastoral de Conímbriga, por seu turno, destacou o “notável trabalho de pesquisa” do autor, a quem atribui o mérito pela obra apresentada.

LCM

(Na foto, Paulo Simões, Liliana Pimentel, José Magalhães Castela e Idalino Simões)


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM