19 de Abril de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Festival Música do Centro nasce em Fátima e Ourém para promover região

28 de Fevereiro 2018

Quatro concertos compõem a edição de estreia do Festival de Música do Centro, dedicado à música erudita e que se estreia em Fátima esta sexta-feira (2) para promover “o desenvolvimento cultural da região”.

Segundo Alexandre Rodrigues, director do Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), o festival surge para “dar resposta às necessidades locais”, visando crescer em futuras edições e ganhar maior abrangência regional.

“Gostávamos que o festival fosse já desenvolvido numa região mais ampla, mas não foi possível. Vamos tentar expandi-lo na próxima edição, para possibilitar que outros públicos possam usufruir”, disse o responsável.

A ambição para o festival passa também por uma intervenção prevista no Edifício Monfortinos, em Fátima.

“Há negociações com a autarquia de Ourém e estamos a terminar o projecto, que está em fase avançada. Esperamos iniciar as obras ainda este ano e ver se, no próximo festival, já temos um espaço com melhores condições, para outro género de concertos”, sublinha Alexandre Rodrigues.

A intenção é criar “um grande auditório”, com “palco com fosso de orquestra, mas também que dê para a ópera, para a dança e para o ballet”.

O Festival de Música do Centro é composto por quatro concertos que decorrem durante o mês de Março, todas as sextas-feiras.

“Procurámos a diversidade no programa”, frisa o director do CMAC, notando a presença da música antiga e dos concertos “de solistas, orquestrais e vocais”, que se dividem por Fátima e Ourém.

O festival abre com concerto de trompete e piano de Hugo Araújo e Maja Stojanovska, na sexta-feira (2), no grande auditório do CMAC, em Fátima.

No mesmo espaço, dia 9 de Março, actua a Capella Patriarchal, num concerto vocal com órgão.

O guitarrista Manuel Toucinho dá um recital no pequeno auditório do CMAC, em Ourém, no dia 16 de Março.

“Concerto de Aranjuez”, de Joaquín Rodrigo, é um dos destaques do concerto da Orquestra Bontempo, no grande auditório do CMAC, em Fátima, no dia 23 de Março.

O festival chega também a Pombal, com um concerto extra programa oficial: a Orquestra Bontempo toca no dia 24 de Março no Teatro-Cine.

(Foto: Orquestra Bomtempo)

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM