A Câmara Municipal de Cantanhede vai assegurar o funcionamento de Postos de Atendimento de Cuidados de Enfermagem em Pocariça, Cordinhã, Camarneira, Portunhos, Outil, Sanguinheira e Ourentã, de modo a colmatar a falta de extensões de saúde nessas zonas do concelho. Nesse sentido, o executivo camarário presidido por Helena Teodósio aprovou o conteúdo de um protocolo de parceria a celebrar com as respectivas juntas de freguesia e com a Administração Regional de Saúde do Centro, para vigorar até 2021.
Entretanto, a presidente da Câmara Municipal já comunicou à Administração Regional de Saúde o interesse em avançar com o alargamento da rede de Postos de Atendimento de Cuidados de Enfermagem a S. Caetano, Vilamar e Corticeiro de Cima, até porque já existiram aí extensões de saúde e foram encerradas, mas sobretudo porque há um número de utentes potenciais que o justificam.
Os postos de enfermagem têm sido um importante complemento da rede de cuidados de saúde, pois ao funcionarem numa lógica de proximidade com as populações, sobretudo para os mais idosos, facilitam o acesso à prestação de determinados serviços, como a aplicação de injetáveis ou pensos, avaliação de tensão arterial, pesquisa da alteração da glicémia, preparação da dosagem de medicamentos e outros.
De facto, nas situações que não exijam a intervenção de um médico, os utentes podem resolvê-las em poucos minutos, poupando-se ao incómodo com deslocações e tempo de espera nas extensões de saúde, que assim também veem diminuídos os seus níveis de afluência.
Nos acordos a celebrar oportunamente, o Município de Cantanhede atribui uma verba para fazer face aos custos da contratação dos serviços de enfermagem pelas juntas de freguesia, cabendo a estas ceder as instalações onde funcionam os postos de cuidados de enfermagem e a respetiva manutenção e limpeza. Para que a Câmara Municipal proceda à transferência da verba acordada, as juntas têm que lhe fazer chegar, mensalmente, um mapa, com as horas efetuadas pelo enfermeiro contratado, o número de utentes atendidos e o tipo de serviços efetivamente prestados.
Quanto à Administração Regional de Saúde, para além de lhe competir a certificação das condições higieno-sanitárias, a sua participação no processo passa pela cedência de consumíveis necessários à boa prestação dos serviços de enfermagem, garantindo a reposição na medida do consumo efetuado.
Nos termos do protocolo, a actividade dos Postos de Atendimento de Cuidados de Enfermagem seguirá os mesmos critérios adoptados nas Extensões de Saúde, ficando a coordenação a cargo da ARS Centro.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM