7 de Dezembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Bootcamp em Alvaiázere deu novo impulso a oito projectos inovadores

15 de Fevereiro 2018

A incubadora “Alvaiázere Mais” acolheu mais um bootcamp de empreendedorismo, entre os dias 2 e 4 de Fevereiro, desta feita promovida pelo Turismo Centro de Portugal, que está a apoiar oito empreendedores no âmbito do Concurso José Manuel Alves, lançado em 2017 com o objectivo de detectar e apoiar projectos inovadores no sector do turismo.

“Esta é uma sessão englobada no concurso de empreendedorismo turístico José Manuel Alves, lançado pelo Turismo Centro de Portugal no ano passado”, explicou Gonçalo Gomes, representante daquela entidade regional, adiantando que a escolha de Alvaiázere para acolher esta iniciativa deveu-se às “excelentes relações com o Município, a ADECA e a incubadora”, mas também à opção de “trazer aos territórios de baixa densidade mais eventos”.

No âmbito deste concurso, o Turismo Centro de Portugal selecionou oito projectos finalistas que foram premiados com um programa de aceleração realizado em Alvaiázere, onde também participaram técnicos de apoio ao investimento da entidade regional do turismo.  Ao longo de três dias, formadores e mentores deram “um apoio adequado a cada projecto e às suas necessidades”, mas também ajudaram “a desenvolver ferramentas adequadas ao Turismo do Centro”, fornecendo aos técnicos “mais conhecimentos sobre estas matérias para poderem facultar aos investidores todos os instrumentos que estes precisam para levar a cabo os seus projectos”.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, Agostinho Gomes, estes “campos de treino são importantes, porque permitem aos empreendedores mostrarem os seus projectos e ao Município apresentar o concelho”, contribuindo para que “os talentos dos participantes destas iniciativas se possam ajustar às necessidades do nosso território”, de forma a permitir “atrair mais pessoas, criar mais emprego e captar muito mais investimento”.

“Alvaiázere é um território de baixa densidade, com cerca de 160 quilómetros quadrados e 7.000 habitantes, que tem 47 por cento do seu território em Rede Natura 2000, o que para alguns é um constrangimento ao desenvolvimento, mas para outros pode ser uma oportunidade de progresso”. Foi desta forma que o autarca apresentou o concelho, na expectativa de que “estes 47 por cento sejam de facto uma mais-valia e uma forma de alavancarmos o território”, eventualmente com alguns dos projectos ali presentes. Afinal, “a Câmara Municipal está muito disponível para acolher os vossos projectos ou pelo menos que os possam replicar aqui”, realçou Agostinho Gomes.

“Embora Alvaiázere seja um território de baixa densidade, tem um potencial enorme e na área do turismo está ainda com muito por explorar”, enalteceu o presidente da ADECA, Bruno Sousa, disponibilizando todo o apoio da Associação de Desenvolvimento que representa para apoiar todos os projectos que queiram implementar no concelho.

O concurso de empreendedorismo turístico José Manuel Alves serve também para “honrar o anterior presidente da entidade Turismo do Centro, que foi o percursor do gabinete de apoio ao investidor”, tendo facultado “todos os instrumentos, os valores e a ética para prosseguirmos este trabalho diariamente junto dos empreendedores”, concluiu Gonçalo Gomes.

 

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM