17 de Outubro de 2018 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Trail de 188 km pelos concelhos de Sicó parte de Alvaiázere a 31 de Agosto

7 de Agosto 2018

Estão abertas até 23 de Agosto as inscrições para a primeira edição do Ultra Trail Terras de Sicó, que se realiza entre os dias 31 de Agosto e 2 de Setembro. Com partida e chegada em Alvaiázere, o percurso da prova será a Grande Rota 26 (GR26), que perpassa os seis concelhos de Sicó, numa extensão de 188 quilómetros.

A GR26 está implantada no maciço calcário de Sicó desde 2005 e integra oito etapas de percurso pedestre (entre os 15 e os 30 quilómetros cada) que estão ligadas entre si, formando no seu todo a Grande Rota Terras de Sicó, num total de cerca de 188 quilómetros e 5.065 metros de desnível positivo.

A primeira edição da prova, na distância da totalidade da rota, decorre entre 31 de Agosto e 2 de Setembro, devendo ser dividida em quatro categorias (individual e equipas por estafeta de 2, 3 e 4 atletas) em formato circular, com a partida e chegada em Alvaiázere, sem balizagem de fitas, seguindo as marcações oficiais da GR26 e com um geolocalizador em cada atleta.

Tal como noticiou o TERRAS DE SICÓ no passado mês de Março, a iniciativa foi proposta pela associação desportiva O Mundo da Corrida (que organiza há nove anos o Trail de Conímbriga) e mereceu aprovação da Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento, que apoiará o evento suportada numa dotação financeira obtida através do programa comunitário PROVERE INature, para turismo sustentável em áreas classificadas.

 

Prémios

As inscrições para o Ultra Trail Terras de Sicó podem ser efectuadas até 23 de Agosto na plataforma https://www.plataformaomdc.com/CLIENTE/ver_evento_cli/65/. No final da prova serão atribuídos prémios individuais e colectivos, sendo que o apuramento da classificação por equipas será efectuado com base nas três melhores classificações dos respectivos atletas.

Assim, em termos individuais, os três primeiros atletas masculinos e femininos a cortar da meta serão premiados com um troféu e a quantia monetária de 300 euros, 200 euros e 150 euros, respectivamente para o primeiro, segundo e terceiro classificados. Além disso, será atribuído um medalhão aos três primeiros atletas de cada escalão e um troféu à equipa vencedora.

Relativamente à categoria de estafetas, as três primeiras equipas a cortarem a meta recebem um troféu, sendo que a equipa vencedora recebe ainda um prémio monetário no valor de 300 euros na estafeta de dois, 450 euros na estafeta de três e 600 euros da estafeta de quatro.

Mas os prémios não ficam por aqui. A equipa mais numerosa (atletas chegados à meta, no conjunto de todas as categorias) e a primeira equipa dos seis concelhos de Sicó (atletas chegados à meta, no conjunto das três estafetas) recebem ainda um prémio monetário de 250 euros. Além destes, haverá ainda um prémio de finalista para todos os participantes que concluírem a prova.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM