13 de Novembro de 2018 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: PSD critica autarquia por causa do festival Pangeia

13 de Setembro 2018

A Concelhia de Soure do PSD repudia, em comunicado, a “falta de bom senso e de desprezo do actual executivo da Câmara Municipal pelas organizações juvenis do concelho” na preparação do festival Pangeia, que tem início amanhã.

Aquela estrutura laranja refere que “o Conselho Municipal da Juventude de Soure, a JSD Soure, as outras juventudes partidárias, a Associação de Alunos do Ensino Superior do Concelho de Soure não foram ouvidos na organização deste evento”.

A autarquia socialista, que organiza o festival, anunciou “várias parcerias concelhias”, designadamente com a Associação dos Alunos do Ensino Superior do Concelho de Soure, Associação Cultura e Recreativa de Lousões, Associação de Defesa do Património Cultural e Natural de Soure, e Associação de Jovens de Soure, mas os social-democratas questionam “quais foram as associações juvenis que elaboraram o programa” e o “porquê não terem sido todas intervenientes”.

“Um Festival Municipal da Juventude deveria apelar à união de todos em prol de um lema e não fomentar divisões, e incentivar a perseguições em que nada dignificam a democracia”, refere o mesmo comunicado assinado pelo presidente da Concelhia, Tiago Oliveira Ramos, registando que “quem olha para o programa repara que o interesse do mesmo não é a união dos jovens em torno de uma temática, mas sim o aproveitamento político de uns e o lançamento político de outros, e que nada de bom traz à paz social juvenil no concelho”.

O PSD sourense apela a que “a bem da transparência e da verdade, nos próximos eventos juvenis sejam ouvidas toadas as organizações, sem excepção, para que o clima de desconfiança e antidemocrático não volte a pairar sobre o concelho”.

A primeira edição do festival municipal da juventude Pangeira, que tem início esta sexta-feira (14) e se prolonga durante três dias, pretende motivar e sensibilizar os jovens para os grandes problemas ambientais do presente e do futuro.

“Este é um festival sobre a Terra e as suas temáticas, associadas às questões ambientais, e não pretende ser um evento de massas, mas sim destinado à juventude de Soure e está preparado para 2.000 participantes”, disse o presidente da edilidade, Mário Jorge Nunes, no passado dia 5, na apresentação da iniciativa que custará aos cofres municipais 35.000 euros, valor semelhante ao aplicado no antecessor Encontro Municipal da Juventude.

O evento visa envolver principalmente os jovens do concelho, através de um conjunto de actividades culturais, desportivas e recreativas, que têm sempre por base temáticas relacionadas com o ambiente, e a relação com o património natural, em especial os rios, “para os quais temos de olhar de uma forma diferente”, sustenta o autarca.

O Parque dos Bacelos, entre os rios Arunca e Anços, será o palco do festival, de livre acesso a todas as actividades e espectáculos, e que possibilita acampamento aos jovens.

A cerimónia de abertura do festival terá lugar pelas 10h00 de amanhã, sexta-feira (14), à qual se seguem actividades ocupacionais ligadas à arte urbana. De tarde, pelas 15h00, inicia-se mais um capítulo do programa “Fluxo”, que consiste num programa municipal de debate e participação pública com painéis dedicados aos rios, à economia circular e à problemática dos resíduos. Segue-se uma eco-regata nos rios Arunca e Anços, bem como um sunset com dj’s nas Piscinas Municipais. À noite destaque para a actuação de Paradigma, concorrentes do Concurso de Bandas de Garagem (21h00), e o concerto do grupo Sede Bandida (23h00). As actividades do primeiro dia terminam no espaço Late Night com animação de dj’s.

O evento reabre sábado (15), pelas 10h00, com um torneio de futvólei no Parque dos Bacelos. De tarde, decorrerão várias actividades culturais, designadamente na área da dança, com actuações de escolas de dança e mostra de hip hop. O fim da tarde conta com canhões de espuma e dj’s. Pelas 21h00, as bandas Rosa Luxemburgo, Plano Z e Harpia, no âmbito do Concurso de Bandas de Garagem. Às 23h00, o concerto de Jimmy P, ao qual se segue o espaço late night.

Para a manhã de domingo (16) está agendado o IV Cross Trail Soure 1111, enquanto a tarde será dedicada à música, com a actuação de várias escolas do concelho.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM