20 de Agosto de 2018 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: Brunhós passa amanhã a “aldeia segura”

14 de Junho 2018

O programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” chega amanhã à localidade de Brunhós, no concelho de Soure.

A acção, de âmbito nacional, tem como objectivos incentivar à participação das populações e reforçar a consciência da responsabilidade partilhada, contribuir para a salvaguarda de pessoas e bens e implementar estratégias de protecção para aglomerados populacionais.

Em Brunhós, a iniciativa será apresentada amanhã, pelas 10h45, e consistirá num exercício com a participação da comunidade local e de alunos da Escola Básica de Gesteira, que farão parte das estratégias de sensibilização e prevenção no âmbito desta campanha.

Localmente o programa conta com o apoio do Município de Soure, União das Freguesias de Gesteira e Brunhós e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Soure.

Segundo revelou hoje o Ministério da Administração Interna, o programa está já a ser implementado em 700 aldeias dos 189 municípios que possuem freguesias de risco no âmbito da defesa da floresta contra incêndios.

Foram designados 700 Oficiais de Segurança da Aldeia e identificados 350 locais de abrigo/refúgio. O Oficial de Segurança da Aldeia tem como missão transmitir avisos à população, organizar a evacuação do aglomerado em caso de necessidade e fazer acções de sensibilização junto da população.

Estão também a ser sinalizados os caminhos de evacuação nos aglomerados populacionais, tendo sido elaborados 260 planos de evacuação. A partir de hoje, vai ser intensificada a distribuição de kits de auto-protecção pelas aldeias, bem com da sinalética para indicação dos caminhos de evacuação.

Nas acções de sensibilização realizadas no terreno estiveram envolvidas mais de 10.000 pessoas.

A execução do Programa resulta de um protocolo assinado entre a Autoridade Nacional de Protecção Civil, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Associação Nacional de Freguesias.

(ACTUALIZADO com dados do Ministério da Administração Interna)


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM