18 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Serra de Alvaiázere com videovigilância contra incêndios

16 de Março 2018

Um sistema de videovigilância para controlo e prevenção de incêndios florestais foi instalado no posto de vigia da Serra de Alvaiázere, no passado dia 8 de Março, entrando desde logo em funcionamento. Trata-se de um projecto da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Leiria que prevê a instalação de “câmaras de 360 graus” em locais estratégicos de todos os seus municípios. No caso de Alvaiázere, este sistema de “grande abrangência alcança quase todo o concelho”, revelou ao TERRAS DE SICÓ o vice-presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, Agostinho Gomes.

“No âmbito de uma candidatura desenvolvida pela CIM da Região de Leiria vão ser instaladas câmaras de videovigilância em locais estratégicos de cada concelho”, explicou Agostinho Gomes, salientando que no caso de Alvaiázere a câmara foi instalada no posto de vigia da serra. O ponto escolhido é um “local estratégico” que permite uma “grande abrangência”, cobrindo “quase todo o concelho”.

O objectivo é reforçar a “vigilância florestal em todo o concelho, contribuindo para prevenir e detectar incêndios florestais”, explicou o autarca, adiantando que “se houver um acidente rodoviário na A13, através desta ferramenta é possível detectá-lo, perceber a sua dimensão e qual o tipo de meios a enviar para o local”.

Mas este sistema é principalmente entendido como uma ferramenta de grande utilidade no campo da gestão do combate a incêndios florestais, uma vez que “permite o acesso a imagens em tempo real e com grande abrangência”, possibilitando “aproximar as imagens do local que se pretende para perceber a localização dos focos de incêndio, a sua dimensão e o tipo de meios a accionar”.

Este sistema de videovigilância vai ser ligado a um Centro de Gestão e Controlo, a instalar no Comando Distrital de Operações e Socorro de Leiria, de forma de “monitorizar e acompanhar remotamente estas grandes áreas florestais”, contribuindo para “optimizar recursos e melhorar respostas no campo da prevenção e combate aos fogos florestais”, esclareceu o autarca.

Carina Gonçalves


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM