10 de Dezembro de 2018 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Secretário de Estado preside comemoração do Dia da Saúde Oral em Pombal

13 de Março 2018

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, vai presidir às comemorações nacionais do Dia Mundial da Saúde Oral, que decorrem em Pombal na próxima terça-feira (20), às 10h15, no Teatro-Cine de Pombal.

O Município de Pombal é parceiro na organização destas comemorações, através da Rede de Bibliotecas Escolares, que desenvolve o projecto SOBE – Saúde Oral Bibliotecas Escolares. As comemorações são promovidas pelo Ministério da Saúde, através da Direcção Geral de Saúde e da Administração Regional de Saúde do Centro, pelo Ministério da Educação, através do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares, e pela Ordem dos Médicos Dentistas.

O programa das comemorações, que resultam de uma iniciativa da World Dental Federation, é direccionado, na parte da manhã, a profissionais do ensino e da saúde. À tarde, serão desenvolvidas actividades destinadas ao público escolar.

Após a sessão de abertura, haverá lugar a um conjunto de palestras sobre os Contextos Facilitadores da Aprendizagem, Pensar a literacia em saúde… e A Educação para a Saúde, para além de um conjunto de comunicações individuais sobre a temática.

A segunda parte desta programação é destinada às crianças das escolas do ensino básico e jardins-de-infância de Pombal que desenvolvem trabalhos no âmbito do projecto SOBE – Saúde Oral Bibliotecas Escolares.

Assim, às 14h00, a Associação Cultural Resto de Nada promoverá o Concurso Sobe e Desce, para, de seguida, às 15h00, ser apresentado o atelier de confecção de lanches saudáveis, momento que ficará a cargo de profissionais do Município e da Direcção-Geral da Saúde e dos Chefs Fábio Bernardino e Inês Fernandes.

 

Sobre o Projeto SOBE

O Projeto SOBE tem como objectivo central conceber e executar estratégias de promoção da leitura e da escrita, bem como, através das suas bibliotecas, aumentar a qualidade da divulgação e da informação sobre a Saúde Oral no universo das escolas.

Em Pombal, o projecto conta com a participação de 22 Bibliotecas Escolares, num universo de cerca de 2500 alunos, desde o ensino pré-escolar ao 1º ciclo, que trabalham esta temática de forma integrada nos seus currículos escolares, aliando a promoção da leitura, da escrita, das artes e de outras competências físicas, sociais e emocionais, à promoção da saúde oral.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM