20 de Julho de 2018 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Residência sénior de Pombal deve começar a receber utentes em Janeiro de 2020

9 de Julho 2018

A Residência Sénior Senhora do Cardal da Santa Casa da Misericórdia de Pombal prevê receber os primeiros utentes em Janeiro de 2020. Com capacidade para 37 pessoas, a nova unidade social representa um investimento de 2,5 milhões de euros, cujas obras deverão arrancar em Outubro deste ano e terminar no final de 2019. A cerimónia de lançamento e bênção da primeira pedra aconteceu no passado sábado (7), nos Claustros dos Paços do Concelho, e foi presidida por Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas.

“A Misericórdia de Pombal tem uma lista de espera na valência de lar superior a 110 pedidos de internamento”, afirmou o provedor Joaquim Guardado, salientando que o objectivo deste projecto passa por suprimir a esgotada capacidade do Lar Rainha Santa Isabel, dando resposta atempada à alargada lista de espera desta instituição. Afinal, “a freguesia tem cerca de 3.700 pessoas com idade superior a 65 anos e só tem duas instituições apoiadas pela Segurança Social”, pelo que este é um “investimento fundamental”.

A nova residencia sénior representa um investimento de 2,5 milhões de euros, financiada em 500.000 euros pelo Município de Pombal. O restante valor será suportado pela Misericórdia, através de “dinheiro próprio e da contratação de um empréstimo bancário”. Contudo, Joaquim Guardado adiantou que, “se tivermos oportunidade, pretendemos candidatarmo-nos” ao novo programa PARES, que deverá ser lançado pelo Governo no último trimestre deste ano.

A nova unidade social vai nascer num terreno com uma área que ronda os 8.000 metros quadrados, sendo que 2.500 metros quadrados serão de construção. O restante espaço será ocupado por uma zona verde, pensada para dar qualidade de vida aos utentes.

Além deste investimento, a Misericórdia de Pombal prevê ainda modernizar algumas áreas do Lar Rainha Santa Isabel, nomeadamente a cozinha e a lavandaria, que vão também servir a Residência Sénior Senhora do Cardal. As obras de melhoria do actual lar têm um “valor de 600.000 euros” e pretendem dotá-lo de “condições de excelência”.

Para o presidente da Câmara Municipal, Diogo Mateus, “estas modernas instalações de prestação de cuidados” “significarão para muitas famílias um enorme apoio”. “Através deste simbólico gesto, lançamos os alicerces desta nova estrutura residencial e ajudamos, assim, a colmatar algumas das lacunas que o nosso concelho sente e que infelizmente verá agravar-se nos próximos anos, com o galopante envelhecimento da nossa população”, frisou.

O autarca, que aproveitou a oportunidade para fazer um retrato da realidade social do concelho, anunciou ainda que “estamos, pois, a trabalhar com os nossos parceiros sociais na concepção do novo plano de desenvolvimento social, que assentará em cinco eixos de intervenção”.

Por sua vez, Manuel Lemos realçou que a Residência Sénior Senhora do Cardal “é uma obra que afirma a força das Misericórdias” e lembrou que “as Misericórdias não se explicam, mostram-se”.

A cerimónia terminou com a bênção da primeira pedra pelo frei Vítor Melícias, numa missa celebrada na Igreja Senhora do Cardal.

CARINA GONÇALVES

 (Na foto, Vítor Melícias, Manuel Lemos, Diogo Mateus e Joaquim Guardado)


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM