24 de Março de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Região de Leiria desafia crianças e jovens a empreender nas escolas

28 de Fevereiro 2019

Já está em marcha a 5.ª edição do projecto de Empreendedorismo nas Escolas da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), que este ano conta com muitas novidades. A primeira é a possibilidade das crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo de ensino básico também participarem, juntando-se aos alunos do ensino secundário (regular e profissional), com desafios adequados a cada uma das faixas etárias.

Assim, “o projecto de Empreendedorismo nas Escolas da CIMRL é composto por um conjunto de três programas educativos específicos, para diferentes níveis de ensino”, realça uma nota da CIMRL.

No pré-escolar, as “Aventuras do Horácio” contam com um burrinho que vai desafiar as crianças a darem asas à sua imaginação, “a pôr as mãos à obra” e a apontar caminhos de sucesso. No 1º ciclo, alunos e professores vão dar palco às suas ideias e partir à descoberta do território, acompanhados pela mascote Gaspar.

Por sua vez, “cria o teu futuro” constitui o desafio para os alunos do secundário (ensino regular/profissional) que, como já vem sendo hábito, premeia as ideias mais arrojadas e inovadoras apresentadas pelas equipas de alunos, levando a grande vencedora a representar a Comunidade Intermunicipal na final regional, promovida pela CCDRC e que este ano se realiza em Leiria.

“As acções previstas para os mais pequenos inserem-se no Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria e têm como principal objectivo o desenvolvimento de competências de criatividade, expressividade, imaginação, trabalho em equipa, comunicação, auto-estima e autonomia e resolução de problemas”, explica a mesma nota, adiantando que o “Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria” resulta de uma candidatura da CIMRL ao Programa Operacional Centro 2020, sendo cofinanciado pelo Fundo Social Europeu.

De referir que o projecto de Empreendedorismo nas Escolas inclui oficinas e colóquios acreditados para professores, visita das mascotes às salas de aula e apresentação final dos trabalhos realizados em mostras e/ou em concursos destinados à comunidade escolar dos 10 municípios (Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós).

A participação dos alunos neste projecto de empreendedorismo está sujeita a inscrição limitada dos educadores/professores/turmas até 10 de Março.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM