19 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Dia do Município serviu para homenagear personalidades e instituições

13 de Novembro 2018

O Município de Pombal comemorou o feriado municipal, no passado domingo (11), distinguindo personalidades e instituições que são “exemplos de trabalho, estudo, resiliência e sucesso”. No total foram 11 homenageados com medalhas de Prestígio e Carreira, de Mérito Municipal, de Mérito Empresarial, de Mérito Desportivo, bem como de 25 Anos de Serviço Público. O destaque foi para o padre Américo Ferreira, considerado “uma personalidade muito distinta e especial”.

“São referências para todos e, cada um, na sua área particular acrescenta novos padrões, novas metas, novos caminhos e visões”, realçou o presidente da Câmara Municipal, certo de que “todos acrescentam a Pombal um nível de notoriedade e de relevo”, que “lhe confere um estatuto elevado, reconhecido e até invejado por outros”.

Exemplo disso é o padre Américo Ferreira que recebeu a medalha de Prestígio e Carreira “pelo seu legado e pelo contributo que o seu exemplo significa”. Diogo Mateus enalteceu a sua actividade desenvolvida ao longo de mais de sessenta anos que “constitui um exemplo de entrega, devoção, serviço ao próximo, estudo e responsabilidade”.

“Naquela que é a quotidiana construção do concelho, muitos são os intervenientes, os protagonistas, os exemplos de trabalho, estudo, resiliência e sucesso” , adiantou o autarca. Afinal, o Dia do Município serviu ainda para premiar o Mérito Municipal da Delegação Centro da Associação Alzheimer Portugal e do aluno Pedro Fernandes. Com Medalha de Mérito Municipal Empresarial foram distinguidas as empresas Iber Oleff, Santos & Cordeiro, Balvera, Transportes Antunes Figueiras e Jomotos. Por sua vez, o Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Pombal – Secção de Futsal foi condecorado com a Medalha de Valor Desportivo de Grau Prata. Finalmente, foram reconhecidos “os bons serviços e dedicação” ao longo de 25 anos de serviço público de dois colaboradores do Município.

 

“Não desistimos da nossa terra”

“Mas, hoje é também um dia para reflectirmos sobre o nosso futuro colectivo e sobre o conjunto de circunstâncias que o determinam, condicionam, auxiliam e potenciam”, continuou Diogo Mateus, constatando que “o nosso concelho protagoniza nos últimos anos uma trajectória de consolidação financeira, de execução de novos investimentos, de equilíbrio orçamental”.

Além de assegurar o plano de investimentos apresentados e os compromissos assumidos, o município acrescentou “todos aqueles que há muitos anos os pombalenses mereciam e que teimavam em não ser executados”, esclareceu o edil, enumerando um conjunto de “obras da exclusiva responsabilidade da Administração Central que a Câmara Municipal executou para garantir a todos e em matérias absolutamente indiscutíveis o melhor nível de resposta para os cidadãos”.

“Mas este é o esforço local”, realçou Diogo Mateus, questionando “porque razão não sentimos em Pombal” o efeito da “melhor saúde financeira do Estado”. Apesar de todas as contrariedades, “não desistimos da nossa terra”, garantiu o autarca, assegurando que “não desistimos de reclamar o que temos direito e não nos vergamos a ninguém”.

CARINA GONÇALVES

O padre Américo Ferreira foi homenageado com Medalha de Prestígio e Carreira

A delegação do Centro da Associação Alzheimer Portugal foi distinguida com Medalha de Mérito Municipal de Grau Prata

O aluno Pedro Fernandes recebeu a Medalha de Mérito Municipal de Grau Cobre

A empresa Iber Oleff foi condecorada com a Medalha de Mérito Municipal de Grau Ouro

A empresa Santos & Cordeiro foi agraciadas com a Medalha de Mérito Municipal Empresarial de Grau Prata

A empresa Jomotos foi agraciadas com a Medalha de Mérito Municipal Empresarial de Grau Prata

A empresa Balvera foi agraciadas com a Medalha de Mérito Municipal Empresarial de Grau Prata

A empresa Transportes Antunes Figueiras foi agraciadas com a Medalha de Mérito Municipal Empresarial de Grau Prata

O Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Pombal – Secção de Futsal foi agraciada com a Medalha de Valor Desportivo de Grau Prata

Filomena Silva e Manuel Mendes foram homenageados com a Medalha de Bons Serviços e Dedicação de Grau Prata


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM