20 de Agosto de 2018 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal acolhe especialistas mundiais da literatura infanto-juvenil

12 de Junho 2018

Os caminhos da leitura vão dar a Pombal de 14 a 16 de Junho, para mais uma viagem pelo universo da literatura infantojuvenil, este ano com o Alto Patrocínio das Embaixadas da Argentina, Brasil, Espanha e França.

O Encontro de Literatura Infantojuvenil Caminhos de Leitura vai já na 16.ª edição, e traz ao Teatro-Cine de Pombal uma programação rica, com alguns dos melhores especialistas, autores, ilustradores e mediadores da leitura de Portugal, Brasil, Argentina, Espanha e França, que debaterão o papel da literatura e do livro no desenvolvimento dos mais novos.

Destaque para a presença de Alberto Manguel, escritor e pensador argentino que irá falar, este sábado (16), às 16h00, no Teatro-Cine de Pombal, sobre “Las lágrimas de Issac”, uma comunicação que terá moderação de Eduardo Marçal Grilo, e que incidirá sobre o papel da leitura na criação da nossa realidade.

 

Caminhos de Leitura

O Encontro Caminhos de Leitura abriu esta quinta-feira (14), às 18h00, com um Welcome Drink Literário no Café Concerto, com Paulo Condessa e Afonso Azevedo a apresentar uma versão de “Capuchinho Blues e Fado metal”. De seguida (19h00), com moderação de José Saro, Ana Sofia Paiva falará sobre “O Poder da Voz” e Pep Bruno (Espanha) irá dissertar sobre “Extrañar los libros, habitar historias”.

O programa continua à 22h00, no Jardim da Várzea, com a primeira sessão do Apeadeiro da Memória – Festival de Narração Oral, onde Ana Sofia Paiva, Pep Bruno e Benita Prieto (Brasil) irão contar histórias, numa sessão aberta ao público em geral. O Apeadeiro da Memória –  Festival da Narração Oral regressa na sexta-feira (15), à mesma hora e no mesmo local, para mais uma sessão aberta ao público, desta feita com Jorge Serafim, Quico Cadaval (Espanha) e José Mauro Brant (Brasil).

Também na sexta-feira (15) arrancam as oficinas dos Caminhantes, que consiste num conjunto de workshops formativos, que se prolongam até sábado (16), e onde será dada aos participantes a oportunidade de aprendizagem com os convidados desta 16.ª edição dos Caminhos de Leitura.

À tarde (15h00) regressam as palestras com José Mauro Brant, que irá falar sobre “O livro dos Acalantos”. De seguida (16h30), Rita Alves falará sobre “Na minha escola os muros só servem para escrever”, uma sessão que terá a moderação de Jorge Serafim.

Às 18h00, Lucas Ramada (Espanha) apresentará a sua comunicação sob o tema “Más allá del libro: literaturas y ficciones digitales”, numa palestra que terá moderação de Benita Prieto.

O Encontro encerra no sábado (16), às 17h30, com os “Actos de Leitura – Ordenar o Mundo”, pela Associação Andante, não sem antes, às 16h00, os participantes poderem ouvir Alberto Manguel, um dos momentos mais aguardados do encontro.

De referir que o Encontro de Literatura Infantojuvenil tem como principal objectivo incentivar e promover o livro e o gosto pela leitura, tendo sido preparada uma programação que, para além da componente formativa, será enriquecida com a realização do Apeadeiro da Leitura, que traz mais o Mercado do Livro e da Leitura, durante os três dias do evento, a decorrer no Jardim da Várzea, onde marcarão presença livrarias e editoras de livros infantis “Cabeçudos – Livraria Itinerante”, “Gigões e Anantes” e “O Gato Leitor”.

A 16.ª edição do Encontro de Literatura Infantojuvenil Caminhos de Leitura tem como parceiros a Direcção-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a Rede Nacional de Bibliotecas, o Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e o CENFORMAZ – Centro de Formação da Associação de Escolas do Mar ao Zêzere.

(Na foto o escritor Alberto Manguel, que participa no Encontro de Literatura Infantojuvenil este sábado (16), às 16h00, no Teatro-Cine de Pombal)


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM