22 de Setembro de 2018 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pangeia: um festival com uma enorme preocupação ambiental

13 de Setembro 2018

Pangeia é um festival, mas não se resume aos concertos. Aliás, tem muito mais do que música. Aos espectáculos musicais, o Pangeia – Festival Municipal da Juventude, que começa amanhã e estende-se até domingo (16) na vila de Soure, junta actividades desportivas, momentos de diversão e acções de consciência ecológica. Por isso, intitula-se como o primeiro “eco-evento” do concelho.

“O Pangeia é um festival sobre a terra e sobre as temáticas associadas às questões ambientais”, que “não pretende ser um evento de massas, mas sim destinado aos jovens do concelho de Soure”. Foi desta forma que o presidente da autarquia apresentou o Festival Municipal da Juventude, que se compromete com metas objectivas de separação de resíduos e implementação de práticas ambientalmente responsáveis, procurando afirmar a marca “Soure Sustentável” e servindo de lançamento ao projecto “Recicla Soure”, uma rede inovadora de educação e formação para a temática dos resíduos.

Mas voltemos ao Pangeia. Durante três dias, o Parque dos Bacelos é palco de um conjunto de actividades culturais, desportivas e recreativas, que têm sempre por base temáticas relacionadas com o ambiente e a relação com o património natural, em especial os rios Anços e Arunca, para os quais “temos de olhar de forma diferente”, para “contribuir para a melhoria da qualidade da água e do uso do espaço”, realçou Mário Jorge Nunes.

Tendo como âncora o Cross Trail 1111, onde são esperados cerca de 1.000 atletas, este Festival surge com “outro conceito de participação e cidadania”, cuja “grande novidade é motivar os jovens, mesmo os muito jovens, para os grandes problemas relacionados com as questões ambientais, nomeadamente da água e dos resíduos sólidos urbanos, domésticos e industriais”.

Por isso, “os participantes deste evento serão motivados para a recolha selectiva de todos os resíduos produzidos nestes três dias, desde os mais comuns, como os plásticos, aos menos comuns, como as lâmpadas e tecidos”.

O público-alvo é “a comunidade juvenil de Soure”, que o Município quer utilizar como “vínculo pedagógico e transmissor da nossa mensagem para utilização de um novo produto que iremos logo de seguida colocar no terreno”, afirmou o autarca, referindo-se aos “13 ecocentros de ilhas ecológicas”, cuja “parte estrutural e física está pronta, falta apenas colocar os equipamentos que vão estar expostos no Festival Pangeia” e posteriormente serão distribuídos pelas 10 freguesias do concelho (uma por cada freguesia, excepto Soure onde serão instaladas quatro).

De salientar que o Pangeia representa um investimento de 35.000 e espera atrair cerca de 2.000 jovens do concelho.

 

Um programa, três temáticas

O programa, inteiramente dedicado aos jovens, estende-se por três dias e divide-se em três temáticas: ambiental, desportiva e cultural. As actividades começam esta sexta-feira (14) de manhã e terminam no domingo (16) ao final da tarde.

A cerimónia de abertura do festival terá lugar pelas 10h00 desta sexta-feira (14), à qual se seguem actividades ocupacionais ligadas à arte urbana. De tarde, pelas 15h00, inicia-se mais um capítulo do programa “Fluxo”, que consiste numa iniciativa municipal de debate e participação pública com painéis dedicados aos rios, à economia circular e à problemática dos resíduos. Segue-se uma eco-regata nos rios Arunca e Anços, bem como um sunset com dj’s nas Piscinas Municipais. À noite destaque para a actuação de Paradigma, concorrentes do Concurso de Bandas de Garagem (21h00), e o concerto do grupo Sede Bandida (23h00). As actividades do primeiro dia terminam no espaço Late Night com animação de dj’s.

O evento reabre sábado (15), pelas 10h00, com um torneio de futvólei no Parque dos Bacelos. De tarde, decorrerão várias actividades culturais, designadamente na área da dança, com actuações de escolas de dança e mostra de hip hop. O fim da tarde conta com canhões de espuma e dj’s. Pelas 21h00, actuam as bandas Rosa Luxemburgo, Plano Z e Harpia, no âmbito do Concurso de Bandas de Garagem. Às 23h00, o concerto de Jimmy P, ao qual se segue o espaço Late Night.

Para a manhã de domingo (16) está agendado o IV Cross Trail Soure 1111, enquanto a tarde será dedicada à música, com a actuação de várias escolas do concelho.

O evento conta com várias parcerias concelhias, designadamente a Associação dos Alunos do Ensino Superior do Concelho de Soure, a Associação Cultural e Recreativa de Lousões, a Associação de Defesa do Património Cultural e Natural de Soure, a Associação de Jovens de Soure e o grupo de Escoteiros. Associam-se ainda a esta iniciativa as organizações Oikos, Quercus e Zero.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM