22 de Setembro de 2018 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Município de Soure aderiu à rede de “Cidades Educadoras”

10 de Julho 2018

O Município de Soure aderiu à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) e, consequentemente, à Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras.

“No âmbito das suas políticas educativas, a autarquia tem procurado integrar projectos e desenvolver medidas que beneficiem a comunidade escolar e, particularmente, as crianças, jovens e suas famílias”, refere uma nota daquela edilidade, justificando a adesão à rede das “Cidades Educadoras”.

De referir que as “Cidades Educadoras” tiveram origem em 1990, em Barcelona, onde um grupo de cidades representadas pelos respectivos órgãos de poder concluíram ser útil trabalharem em conjunto em projectos e actividades visando melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes. Posteriormente, em 1994, este movimento formalizou-se como Associação Internacional, integrando outros países.

Por sua vez, a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras é constituída por todos os municípios nacionais que são membros da AICE e que, como tal, assinaram a Carta das Cidades Educadoras, defendendo e assumindo nas suas práticas os princípios dessa declaração.

“Identificando-se com os princípios e valores inerentes aos dois movimentos, o Município de Soure associou-se aos mesmos, comprometendo-se a cumprir os seus pressupostos”, explica a autarquia, salientando que esta acção “promove a partilha e a aquisição de conhecimentos e ideias entre membros, beneficiando todos os envolvidos”. “A adesão aos dois projectos insere-se na promoção da qualidade de vida dos cidadãos, consolidando-se como um concelho inspirador de hábitos salutares nas áreas da educação, saúde, desporto e lazer”, adianta a mesma nota.

“Deste modo, Soure continua a distinguir-se como um pólo incentivador das gerações mais jovens, dinamizando projectos e criando condições para o seu crescimento e desenvolvimento social”, refere a autarquia, que elegeu a educação como “uma das áreas de maior intervenção”, o que se manifesta nos “excelentes resultados obtidos a nível escolar em todos os ciclos de ensino” e permite afirmar o concelho como “um dos municípios com menor taxa de abandono escolar no país”.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM