26 de Maio de 2018 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Encontro Nacional de Gabinetes de Apoio ao Emigrante amanhã em Pedrogão

16 de Maio 2018

O IV Encontro Nacional de Gabinetes de Apoio ao Emigrante (GAE) vai ter lugar, amanhã, em Pedrogão Grande, numa organização do Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, em colaboração com a autarquia local.

A iniciativa visa o esclarecimento, o debate e a partilha de boas práticas no apoio aos cidadãos portugueses emigrantes, estando igualmente prevista a apresentação da nova plataforma informática dos GAE, uma ferramenta que faculta informação útil aos cidadãos que pretendam regressar a Portugal ou emigrar.

Serão, ainda, assinados protocolos para a criação de cinco novos Gabinetes de Apoio ao Emigrante nos municípios de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrogão Grande.

Actualmente existem 133 GAE em Portugal, estando disponíveis, ainda, dois espaços de atendimento ao público em Lisboa e no Porto.

Os Gabinetes de Apoio ao Emigrante resultam de acordos de cooperação entre a Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas e as câmaras municipais, e estão tecnicamente habilitados para tratar, de assuntos como a segurança social estrangeira, comunitária e extracomunitária; equivalência de estudos; investimentos; dupla-tributação; pedidos de colocação no estrangeiro; informação jurídica geral; legalização de viatura e isenção de Imposto automóvel, ou aconselhamento a quem queira emigrar no âmbito da Campanha Trabalhar no Estrangeiro.

O Encontro, com início marcado para as 14h30, vai decorrer no auditório da Casa Municipal da Cultura.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM