17 de Outubro de 2018 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Vaso Neolítico de Casével “mostra-se” na próxima sexta-feira

16 de Maio 2018

O Vaso Neolítico de Casével, descoberto ocasionalmente em 1979 por João da Silva Santo e família, em cava funda para plantio de vinha nova, no sítio das Costeiras, Casal do Cabo, naquela localidade do concelho de Condeixa, vai ser apresentado pela primeira vez ao público na próxima sexta-feira, Dia Internacional dos Museus, pelas 18h00, no auditório do Museu PO.RO.S, no âmbito das acções do Movimento para a Promoção da Candidatura de Conímbriga a Património Mundial da Unesco.

O evento contará ainda com uma palestra “Vidas de um notável vaso cerâmico: o achado neolítico de Casével”, proferida por Raquel Vilaça, da Universidade de Coimbra.

Segundo o arqueólogo Miguel Pessoa, o vaso é “o resultado do esforço concertado de várias pessoas e instituições locais, regionais e nacionais, dedicadas ao estudo e salvaguarda do nosso património cultural”.

Após a descoberta ocasional e recolha, o achado ficou depositado na Igreja Matriz da Ega, em 1980, ao cuidado do Pároco Amílcar Santos Neves. Este ofereceu-o para posterior consolidação, delicada colagem e estudo, o que teve lugar no Laboratório – Oficina do Museu de Conímbriga, entre 1981 e 1982, e de que resultou a peça que agora será apresentada publicamente pela primeira vez.

“Depois da sua longa estadia, desde 1983, ao cuidado do Instituto de Arqueologia de Coimbra, seu fiel depositário, com o compromisso de o devolver no momento que passasse a existir em Condeixa um equipamento para o expor em permanência, o que acontece neste momento. Passa agora a integrar as colecções do Museu PO.RO.S”, salienta Miguel Pessoa.

Dia Internacional dos Museus

Ainda no Dia Internacional dos Museus, decorre uma visita guiada ao PO.RO.S, pelas 12h00, no âmbito da campanha nacional “A Europa na Minha Região”, que abrange vários projectos financiados pela União Europeia.

A iniciativa tem como objectivo incentivar os cidadãos a descobrirem projectos financiados por fundos comunitários perto do local onde vivem.

No sábado (19), realiza-se uma Sunset Party, animada pela dupla de dj´s RFM Rich & Mendes, a partir das 19h00, no átrio do PO.RO.S, com entrada gratuita, tal como o acesso ao museu será gratuito esta sexta-feira e sábado.

 

 


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM