10 de Dezembro de 2018 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa reforça oleões e sensibilização ambiental nas escolas

13 de Março 2018

A Câmara de Condeixa instalou onze novos oleões (contentores de depósito de óleos alimentares usados) e desenvolveu, em paralelo, um conjunto de sessões de sensibilização junto das crianças das escolas do 1.º ciclo do ensino básico para a necessidade de proceder à separação e recolha selectiva daquele resíduo.

Os novos equipamentos distribuídos pelo espaço público do concelho foram adquiridos pelo município no âmbito do projecto “Recicla”, comparticipado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), no âmbito do Portugal 2020.

Esta medida tem como objectivo reforçar a rede de recolha selectiva de óleos alimentares usados, proporcionando aos munícipes uma melhor acessibilidade aos pontos de deposição.

Em complemento com esta medida, o município desenvolveu nas escolas do 1.º ciclo de ensino básico a campanha de sensibilização ambiental “Dar a Volta”, no âmbito do Plano de Educação Ambiental 2018.

Sob o mote “Dê a volta à questão: óleo alimentar usado deposite no oleão!”, a campanha pretendeu promover o cumprimento dos procedimentos correctos de deposição deste resíduo, nos contentores específicos para o efeito – os oleões – e, simultaneamente, fomentar a sua valorização por reciclagem, quer através da produção de biodiesel, quer pela produção caseira de velas e sabonetes artesanais. O objectivo essencial passa por combater os efeitos nefastos do seu descarte incorrecto, a nível individual e colectivo, nomeadamente o entupimento das canalizações e a contaminação da água, implicando um aumento dos custos de reparação de infra-estruturas e tratamento nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

As sessões de esclarecimento, promovidas em articulação com o serviço de Educação, decorreram nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico com recurso a uma abordagem directa a este público-alvo, através de contacto pró-ativo, tendo sido distribuídos folhetos que consolidam e prolongam a mensagem veiculada, esperando-se que cheguem a familiares e amigos.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM