13 de Novembro de 2018 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Pedro Oliveira Leite “fintou” a morte e escreveu a vida em livro

9 de Julho 2018

Cine-teatro de Condeixa cheio para o lançamento, ontem à tarde, do livro de Pedro Oliveira Leite, ‘Estava Morto mas não estou’, apresentado como “o relato verídico de um homem quase derrotado por sucessivas e dramáticas contrariedades, mas que conseguiu voltar a sonhar”.

Se a infância já não fora fácil, a vida adulta de Pedro Oliveira Leite mudou radicalmente a 20 de Março de 2010, quando participava na acção “Limpar Portugal” e foi brutalmente atropelado por um automóvel no IC3, no Poço das Casas, no concelho de Condeixa, ficando em estado crítico, politraumatizado e com três hemorragias cerebrais.

Os anos duros de recuperação, a incapacidade de quase 70 por cento, a condutora que nunca se deu como culpada, a disputa com a seguradora, as dívidas, o desemprego, a empresa que ele próprio criou. Tudo contado em centena e meia de páginas já à disposição do leitor.

“O Pedro é mais que o acidente que teve, é a prova viva de como podemos superar os problemas da nossa vida. Não ficou preso à adversidade, não se fez de vítima e foi à luta. É uma pessoa resiliente, lutadora e humilde”, elogiou ontem Sónia Simões, a psicóloga que nos últimos cinco anos acompanhou o percurso do autor e que assina o posfácio do livro.

Na sessão de lançamento da obra, que contou com um momento musical pelo Grupo de Bandolins da Casa Museu Fernando Namora, a vice-presidente da Câmara de Condeixa, Liliana Pimentel, enalteceu Pedro Oliveira Leite pela “resiliência e a inspiração para todos nós”, considerando-o “uma pessoa boa, de coração grande”.

Por seu turno, Rui Couceiro, da editora Contraponto, do grupo Bertrand, exaltou a “história de superação e o exemplo que constitui”.

Pedro Oliveira Leite, emocionado, manifestou a sua gratidão “pela presença de tanto público” num marco tão importante da sua vida e o “orgulho imenso em tudo o que vou fazendo”.

“Foi em Condeixa que caí, foi em Condeixa que me ergui”, justificou o autor para a escolha do sítio para o lançamento do livro.

‘Estava Morto mas não estou’, de Pedro Oliveira Leite, está agora num escaparate perto si…

 


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM