20 de Agosto de 2018 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Conímbriga revive tempos romanos no próximo fim-de-semana

13 de Junho 2018

A elevação de Conímbriga a município é o mote para a 5.ª edição de Condeixa – O Vislumbre de um Império, a realizar no próximo fim-de-semana, naquelas ruínas romanas, com entrada livre.

“É um evento que nos identifica enquanto herdeiros da herança romana e que de ano para ano tem vindo a crescer, no número de figurantes locais, que participam na recreação, e no número de associações que participam na feira”, salientou ao TERRAS DE SICÓ Nuno Moita, presidente da Câmara de Condeixa, autarquia promotora da iniciativa que será amanhã apresentada em Conímbriga.

Tal como nos anos anteriores não faltarão lutas de gladiadores, manjares romanos, cobras e cavalos, artificies ao vivo, acampamento de legionários, animação, música e danças romanas.

A autarquia realiza um investimento financeiro que “ronda os 90.000 euros”, todo suportado pelos cofres municipais. “É um evento que já era merecedor de um apoio da Turismo do Centro ou de outra instituição, tanto mais que está a valorizar um património único que é Conímbriga”, refere o edil, frisando que o aumento dos encargos está em correspondência com o “crescimento da dimensão” do mesmo.

Nuno Moita alerta, contudo, que a falta de apoios acabará no futuro por condicionar o crescimento da realização, porque a “capacidade de financiamento do município” tem limites, admitindo a entrada nos próximos anos de “parceiros privados ou associações, que possam ajudar a sustentar o evento e a fazê-lo crescer”.

A abertura da Praça da Alimentação, no sábado (16), pelas 18h00, marca o arranque de dois dias de “vida romana”. A noite do primeiro dia terá canto pela Associação Orfeão Dr. João Antunes (21h00), na Casa dos Repuxos, espectáculo de comédia Avé César (22h15), junto ao Fórum, e à meia-noite, espectáculo de fogo Nox – Deusa da Noite.

Para as 18h00, 19h00, 20h00 e 21h00 estão programadas visitas guiadas às ruínas romanas, sendo necessário pré-marcação no Museu de Conímbriga.

No domingo (17), pelas 11h00, tem início o cortejo inaugural, no museu PO.RO.S até à Câmara Municipal de Condeixa. Às 16h00, realiza-se o cortejo imperial, com início em Condeixa-a-Velha e término nas Ruínas. A Praça da Alimentação também abrirá portas por essa hora e o território de Conímbriga será “povoado” de jogos para famílias, luta de gladiadores, música ao vivo, teatro de rua, acampamento de legionários, quinta de animais, artesãos e cavalaria.

Pelas 18h00 realiza-se um espectáculo de comédia pelo grupo Saltimbanco da Charneca, estando agendada para a mesma hora uma visita guiada com animação às Ruínas. Uma hora depois, a Associação Orfeão Dr. João Antunes volta ao canto na Casa dos Repuxos, e às 20h00, realiza-se, junto ao Fórum, o espectáculo Munera Gladiatoria, que celebra a elevação de Conímbriga a município.

“Lembro que no ano passado o segundo dia ficou marcado pelas consequências do horrível incêndio em Pedrogão, em que suspendemos toda a parte de animação, e mesmo assim estiveram no evento cerca de 8.000 pessoas, [enquanto] no ano anterior tinham estado 6.000. Estamos com um crescimento forte e este ano estamos esperançados em ter pelo menos 10.000 visitantes”, adianta Nuno Moita.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM