24 de Março de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Cercipenela reforça projecto-piloto de recolha selectiva de resíduos

21 de Fevereiro 2019

A Cercipenela está a desenvolver uma experiência piloto de recolha selectiva de cartão e plástico junto dos estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços do concelho de Penela. O projecto não é novo, mas teve recentemente um novo impulso com a assinatura do protocolo de dinamização e sensibilização com a ERSUC (Resíduos Sólidos do Centro).

“A separação dos resíduos sólidos diferenciados e o consequente encaminhamento para centros de valorização tem vantagens que vão desde a economia de energia até à protecção dos recursos naturais, passando pela taxa de gestão de resíduos (TGR) paga pelo município que desce à medida que a separação aumenta”, realça uma nota da autarquia, que se associou à Cercipenela na recolha selectiva de cartão e plástico junto das empresas com maior volume de produção destes resíduos, com vista ao seu reencaminhamento para valorização.

Apesar de já ter arrancado em Abril de 2011, “o projecto-piloto teve recentemente uma nova alavanca” com a assinatura do protocolo de dinamização e sensibilização com a ERSUC, que prevê “um triângulo de cooperação” entre a Cercipenela, a ERSUC e o Município para “obter maior sucesso no tratamento dos resíduos sólidos urbanos”.

Assim, de acordo com o protocolo, a Cercipenela assume a responsabilidade de recolher o papel e plástico/metal porta-a-porta nas entidades aderentes, recebendo da autarquia uma verba de 1.200 euros anuais para comparticipar os custos incorridos nesta operação. Já a ERSUC compromete-se a gratificar a Cercipenela com 80 euros por cada tonelada de papel e 220 euros por cada tonelada de plástico e/ou metal.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM