20 de Abril de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Banda de Soure apresenta “fornada” de novos músicos

13 de Abril 2019

Rejuvenescida aos 81 anos. Assim se apresenta a Banda de Soure, às portas de comemorar amanhã mais um aniversário, com a entrada de uma “fornada” de 11 novos músicos vindos das escolas da colectividade.

“Reforçar a Banda no número de elementos é um dos nossos objectivos para este mandato, para dentro de dois anos termos perto de 50 músicos”, adianta ao TERRAS DE SICÓ o presidente da direcção, Francisco Santos, recentemente reeleito para um segundo mandato.

As escolas de música continuam a ser um alfobre de talento, fornecendo todos os anos vários elementos à filarmónica, merecendo destaque a escola de Degracias, em funcionamento há dois anos, e na qual foram “recrutados” oito músicos do lote de quase uma dúzia que farão a sua apresentação no dia 14, no aniversário da Banda.

Alguma preocupação gera a diminuição no número de actuações em festas ou outros eventos, por “questões monetárias” que estão a originar dificuldades às comissões de festas ou associações promotoras de iniciativas na hora de fechar programas e contratar animação musical. “Vamos tentar ainda reforçar para os próximos meses o calendário de actuações”, refere o dirigente, sublinhando ainda que a Orquestra Ligeira está num período de pausa devido a afazeres profissionais do baterista, o que não permite assegurar compromissos.

Por outro lado, Francisco Santos destaca os investimentos realizados ou em curso na reparação de instrumentos e no fardamento para os novos músicos, bem como as obras de remodelação da sede que deverão estar concluídas até ao final do ano.

O presidente da instituição releva também o papel desempenhado pelo maestro José Lucas, “de extremo interesse e de permanente luta no crescimento da Banda”, salientando igualmente o apoio dado pela Câmara Municipal, Junta de Freguesia de Soure, duas empresas do concelho e, a título particular, por Fernando Centeio.

O programa comemorativo marcado para domingo (14), tem início com o hastear da bandeira e romagem ao cemitério. Depois da recepção à convidada Filarmónica Artística Pombalense, terá lugar o almoço num restaurante local. A tarde será preenchida com actuações das duas filarmónicas e o “soprar de velas” no bolo de aniversário.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM