21 de Junho de 2018 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Baldios da Freguesia de Degracias “reforçam-se” com nova carrinha

14 de Junho 2018

O Conselho Directivo dos Baldios da Freguesia de Degracias, na União de Freguesias das Degracias e Pombalinho, deu mais um passo na concretização do plano de acção a que se propôs, ao adquirir recentemente uma viatura que irá permitir deslocar para o terreno as equipas de limpeza.

O veículo junta-se às instalações, aos equipamentos e aos meios humanos que dão corpo ao trabalho daquela associação. “Quando a associação de compartes começou, em 2013, não tinha nada, e um dos nossos objectivos era criar uma pequena infra-estrutura que pudesse dar apoio e fazer a manutenção dos baldios, sobretudo os que estão mais próximo das localidades. Depois de termos pessoas, equipamentos e instalações que construímos, faltava com que deslocar a equipa. Esta carrinha tem essa missão no serviço de limpeza e no período de Verão ficará de prevenção para pequenas intervenções no combate a incêndios”, explica Carlos Felício, presidente da Baldios da Freguesia de Degracias.

Com cerca de 440 compartes e uma área de baldios de 560 hectares, embora nem toda ela a necessitar de intervenção, o dirigente assegura que a limpeza “obrigatória”, estipulada pela legislação, está concluída e “o que estamos a fazer agora é limpar a floresta, independentemente de ser ou não considerada uma zona de perigo”.

À procura de fundos comunitários que possam alavancar novos projectos, Carlos Felício adianta que a associação conseguiu certificar a área florestal, o que constituiu “uma mais-valia”.

“Agora com a certificação queremos criar condições para rentabilizar potencialidades que temos, como o turismo, produtos do mel ou do medonho, possibilitando que os compartes possam usufruir dessas vantagens”, salienta.

Após o grande incêndio que há dois anos fustigou as Degracias, a associação plantou 3.500 pinheiros bravos e tem vindo, igualmente, a apoiar a vertente social, com o seu presidente a destacar o apoio de cerca de 60.000 euros para as obras de remodelação da Associação Cultural Desportiva e de Solidariedade da Freguesia de Degracias.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM