24 de Março de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião no bom caminho no rastreio do cancro

14 de Março 2019

“Um Dia pela Vida” numa tarde com sala cheia. Foi assim, no passado domingo (10), no Centro Cultural de Ansião, com a população local a responder afirmativamente ao lançamento do projecto com aquela designação, de intervenção comunitária na promoção da prevenção do cancro.

“É uma iniciativa que pretende sensibilizar, e antes de mais, desmistificar a doença, que é uma doença grave, mas em que cada vez há mais possibilidade de um diagnóstico precoce, de um tratamento eficaz, de maior sobrevivência, e sobretudo com a modificação dos hábitos de vida fazer uma prevenção bastante eficaz”, referiu ao TERRAS DE SICÓ Vítor Rodrigues, presidente do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

Ansião registou uma “excelente taxa de participação” no rastreio do cancro da mama, “próximo dos 80%, que é do melhor que existe em termos europeus”, elogia aquele responsável, salientado que “as pessoas vão perdendo o medo de fazer o diagnóstico precoce, de fazer o rastreio, e isso é bom na luta contra a doença”.

“Um Dia Pela Vida” é uma iniciativa da LPCC no âmbito de uma parceria com a American Cancer Society, que tem como principais objectivos mudar a atitude da comunidade face à doença, informar, sensibilizar e angariar fundos destinados às actividades de apoio ao doente oncológico e família, educação e prevenção do cancro.

“Esta sessão é o primeiro passo de muitos, nos próximos três meses, todos em Ansião, com o envolvimento de toda a comunidade, de desenvolvimento de acções de sensibilização para a prevenção”, referiu Diana Gonçalves, coordenadora do projecto naquele concelho, convicta que “todos os ansianenses acolherão o projecto de coração aberto, despertos para a prevenção e sensibilização da doença”.

O presidente da Câmara António José Domingues destacou a “vantagem enorme” do projecto na mobilização da comunidade e do seu espírito solidário, sublinhando que a autarquia não poderia ficar indiferente ao desafio do grupo de voluntariado local da LPCC para o apoio à iniciativa.

Na sessão, que contou com uma acção de sensibilização sobre prevenção de cancro, apresentada pela médica Natália Amaral, foi feita a entrega da “pasta de capitão” às 20 equipas de voluntários já constituídas para a dinamização local do projecto.

Com “Um Dia Pela Vida”, a LPCC tem percorrido o país em iniciativas que juntam os que querem celebrar a vida e voluntariamente se disponibilizam a desenvolver acções.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM