29 de Março de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere, Ansião e Pombal acolhem ‘Passeio da Memória’

11 de Setembro 2018

A Alzheimer Portugal promove durante o mês de Setembro, em todo o país, o “Passeio da Memória”, que consiste numa caminhada solidária que assinala o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Este evento vai estar em 67 municípios do país, realizando-se em Alvaiázere e Pombal a 21 de Setembro e em Ansião a 30 de Setembro.

Esta iniciativa, que este ano integra as comemorações do 30.º aniversário da Alzheimer Portugal, tem como principais objectivos informar e consciencializar a população para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta e, sobretudo, para a importância do diagnóstico atempado.

Segundo o presidente da Alzheimer Portugal, José Carreira, “qualquer pessoa pode participar no ‘Passeio da Memória’, desde que reúna condições de saúde para a prática deste tipo de actividade”. Para isso, basta inscrever-se no site da iniciativa (www.passeiodamemoria.org). No caso de Alvaiázere, as inscrições podem ainda ser efectuadas no Museu Municipal (presencialmente, pelo telefone 230 650 710 ou através de museu.municipal@cm-alvaiazere.pt). De referir que a cada inscrição está associado um donativo mínimo de cinco euros.

Em Pombal, o Passeio da Memória tem início às 18h00 de 21 de Setembro, no Jardim do Cardal, e vai percorrer o percurso da ciclovia até ao Açude, terminando no local de partida. Já em Alvaiázere, a caminhada começa no Museu Municipal, pelas 21h00 de 21 de Setembro, passa pela Mata Municipal, prossegue até à Capela dos Covões e termina junto à Igreja Matriz local. Por fim, em Ansião o ponto de encontro será em Ribeira da Vide, pelas 9h30 de 30 de Setembro.

José Carreira acrescenta que “metade do valor angariado em cada local irá reverter para o desenvolvimento de acções que, com o apoio dos municípios parceiros, contribuam para aumentar os conhecimentos sobre a demência, tais como acções de informação ou actividades formativas. O restante valor das inscrições reverte a favor da Associação”.

O Passeio da Memória, considerado o grande evento anual da Associação Alzheimer Portugal, chegou a Portugal em 2011 com uma caminhada de seis quilómetros que teve lugar em Oeiras. Ao longo dos anos tem crescido em dimensão, tendo no ano passado acolhido milhares de participantes em 19 localidades portuguesas. Nesta oitava edição, a iniciativa vai decorrer em 67 locais, entre 8 e 30 de Setembro.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM