20 de Agosto de 2018 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere alavanca futuro com candidaturas de 6,75 milhões

13 de Junho 2018

A presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, Célia Marques, destacou hoje o trabalho desenvolvido e as candidaturas apresentadas pela autarquia com vista à “construção do futuro que todos ambicionamos”. A autarca falava na cerimónia de comemoração do Dia do Concelho, que decorreu na tarde de hoje (feriado municipal), onde foram homenageadas seis associações locais com mais de 50 anos de actividade.

“Actualmente estão submetidas 16 candidaturas do Município ao quadro comunitário de apoio 2020 perfazendo o valor total de investimento de aproximadamente 6,75 milhões de euros”, revelou a edil, salientando as oito candidaturas já aprovadas, nomeadamente a Loja do Cidadão, a Plataforma Empresarial de Alvaiázere, bem como a obra de beneficiação e alargamento da Zona Industrial de Tróia.

Célia Marques ressaltou também “as iniciativas para a promoção do ambiente empreendedor e empresarial de Alvaiázere”, como são exemplos os bootcamps do programa ‘Alvaiázere +’, as sessões de divulgação de apoios comunitários, as sessões de formação, os apoios concedidos aos jovens que estão a iniciar actividade profissional no concelho ou as empresas já incubadas no espaço da incubadora.

No âmbito deste sector, a presidente da autarquia realçou ainda o “regime de apoio às empresas, em que reduzimos ou isentamos todas as taxas municipais relacionadas com a actividade empresarial”, sublinhando que “não há nenhum concelho na região que tenha uma política tão amiga das empresas como o nosso”.

Mas há mais. Para Célia Marques, a proximidade à população, o apoio às associações e às Juntas de Freguesia, bem como o cumprimento dos prazos de pagamento a fornecedores são outros factores que “permitem distinguir Alvaiázere pela positiva”.

Todavia, “obviamente que nem tudo é positivo, temos ainda muitos desafios pela frente”, mas cabe também à comunidade alvaiazerense “mudar o nosso futuro”.

 

Reconhecer o mérito

Como já vem sendo habitual, o Município de Alvaiázere aproveitou o Dia do Concelho para reconhecer e condecorar o “trabalho exemplar” em prol do desenvolvimento deste território. Nesse sentido, homenageou seis associações “pelo papel que desempenham na coesão da comunidade, pelo papel de verdadeiros embaixadores do nosso concelho e pela promoção e elevação do nome de Alvaiázere em todo o lado”, frisou a presidente da autarquia.

Assim, foram agraciadas a Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere, a Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília, a Assembleia de Alvaiázere, o Cabaços Sport Club, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere e a Associação Casa do Povo de Maçãs de D. Maria pelo “esforço, empenho e dedicação” com que exercem as diversas actividades, “reforçando a construção de laços e a integração pessoal e social na nossa comunidade”.

“Não há dúvida nenhuma que as associações são o baluarte do progresso e do desenvolvimento do concelho”, frisou o presidente da Assembleia Municipal, Álvaro Pinto Simões, constatando que “em Alvaiázere temos um associativismo activo e forte, que contribui para a cultura, o recreio, o desporto e, essencialmente, para o desenvolvimento económico”.

Para Álvaro Pinto Simões, “o associativismo é fundamental” e “Alvaiázere tem imensas associações que têm feito um trabalho extraordinário nas áreas do desporto, acção social e cultura, mas estas seis foram pioneiras no associativismo no concelho”.

Além das colectividades com mais de 50 anos, foi também atribuída a Medalha Municipal de Serviço Público a Lucinda Miguel e Armando Cristóvão, dois funcionários que perfazem 25 anos de serviço efectivo na Câmara Municipal.

CARINA GONÇALVES

Lucinda Miguel e Armando Cristóvão receberam a Medalha Municipal de Serviço Público por 25 anos de serviço efectivo na Câmara Municipal de Alvaiázere


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM